O seu nome inspira-se nos Monges Cartuxos que, desde 1598, praticam uma vida solitária de oração no Mosteiro da Cartuxa, em Évora, propriedade da Fundação Eugénio de Almeida. Como forma de reviver uma das tradicionais formas de produzir vinhos na Adega Cartuxa, sita na Quinta de Valbom, onde há mais de dois séculos se produzem vinhos de qualidade, a Fundação Eugénio de Almeida apresenta este vinho tinto elaborado em antigas talhas de barro.
Vinho límpido, púrpura, aromas de mirtilo e ginja, com notas minerais e de grafite. Intenso, fresco e especiado, com um final longo e vibrante , revelando todo o potencial de envelhecimento.
Grande estrutura e complexidade este grande reserva mostra aromas vincados de fruta vermelha e preta muito madura. Na boca sentem-se as notas de especiarias doces e cacau.
Após o sucesso do premiado Cem Reis, Herdade da Maroteira está agora lançando o Mil Reis Syrah . É uma selecção criteriosa das melhores uvas, com dezoito meses de estágio em carvalho francês e americano e seis meses de repouso em garrafa.
Na boca, a particular elegância e equilíbrio dos taninos aveludados conferem a complexidade e frescura que só um vinho com um enorme potencial de envelhecimento pode ter.
Cor ruby profunda e concentrada. Fruta preta bem madura. Notas de tabaco, especiarias e menta. Boca elegante e estruturada. Taninos firmes, austeridade e frescura.